Histórico

As Ciências Biológicas, ou biociências, abrangem uma rede de diferentes áreas do conhecimento incluindo áreas básicas (Biologia Molecular e Celular, Microbiologia, Imunologia, Genética, Bioquímica, Genômica, etc.), áreas aplicadas (Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Química, Vacinologia) e tecnologias não-biológicas (Bioinformática e Biologia Computacional, Robótica, Engenharia e Controle de Processos, Materiais).

Neste sentido, o Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio financeiro da FINEP, está implementando uma nova áera dedicada à pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia e biociências, denominada SIBIOTEC (Sistema Integrado de Biotecnologia & Biociências), com o intuito de fomentar a reunião de recursos humanos capacitados, maximizar o uso racional e compartilhado de infra-estrutura, apoiar e dar condições às atividades acadêmicas de pesquisa científica e formação de recursos humanos qualificados, possibilitando o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de novos produtos, processos e/ou serviços.

O SIBIOTEC foi concebido através da reunião de pesquisadores de diferentes áreas e ligados a distintos programas de pós-graduação da UFSC, sendo concretizado através de projetos institucionais da UFSC aprovados em editais CT-INFRA da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Baseado na filosofia de trabalho proposta pela Câmara de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, o SIBIOTEC personifica tal idéia e visa congregar e agregar competências assim como o uso compartilhado de espaços e equipamentos destinados à pesquisa científica.

Atualmente, o SIBIOTEC encontra-se em fase de implementação sob a responsabilidade da Direção do CCB/UFSC, iniciando pela construção do edifício e aquisição de equipamentos de menor monta. As notícias referentes ao desenvolvimento do projeto serão oportunamente veiculadas através desta página.